quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Adegas climatizadas - que tamanho comprar?

Dos amigos debutantes no mundo do vinho, frequentemente me vem essa pergunta: que tamanho de adega climatizada comprar? De fato, antes de comprar sua adega, é fundamental esse questionamento.

O que se percebe é que a maioria dos iniciantes dimensiona a capacidade necessária de sua adega por sua média de consumo. Aí, compram adegas de baixa capacidade e, à medida que se aprofundam no novo hobby, vão chegando à conclusão que subdimensionaram a coisa. Eu mesmo, quando do começo de minha aventura enolofílica, tive como primeira adega uma Art des Caves Avant Garde para 40 garrafas. Considerava 40 um número mais que suficiente e talvez até exagerado. Logo percebi que estava equivocado - menos de um ano depois, já tinha passado para uma Art des Caves Avant Garde de 90 garrafas. O fato é que com o envolvimento que se cria com a cultura do vinho, mal se percebe a facilidade e rapidez com que se consegue montar uma boa e vasta enoteca.

Antes do questionamento sobre o tamanho da adega, acredito que a prioridade a ser esclarecida é: pra que ter uma adega? Ou qual o sentido de uma adega climatizada? A meu ver, uma adega climatizada se presta a ser um ambiente o menos hostil para que os vinhos possam atingir o máximo de sua longevidade, evoluir e preservar suas características. Trocando em miúdos, ter uma adega significa ter a possibilidade de estocar vinhos de guarda em condições aceitáveis de acondicionamento.

Qual seria então o sentido de uma adega de 6 ou até de 12 garrafas? Nao vejo outra a não ser de atuar como uma lenta geladeira. Ora, ao invés de comprar uma mini adega dessas, economize seu dinheiro e compre um bom termômetro. Ele vai te ajudar a saber a hora certa de tirar o vinho da geladeira para o serviço. E, na geladeira, o vinho vai chegar mais rapidamente à temperatura ideal.

Aconselho, portanto, adegas de no mínimo 60 garrafas. Acredito que esse é um número que te permite ter uma coleção variada - países, uvas, safras, tipos, etc. Com essa capacidade, vai ser possível estocar tanto vinhos para consumo rápido quanto vinhos para guarda e para serem abertos em diferentes momentos importantes a virem.

E quanto àquela adega que você já comprou e que cabem 28 garrafas? Vai logo arrumando um amigo iniciante pra ficar com ela e parta para uma adega de verdade.




Adega climatizada: Pra quantas garrafas???

2 comentários:

Unknown disse...

Leonardo,

Outro aspecto a abordar além do tamanho é o gerenciamento, mesmo em uma adega pequena há quem mantenha por razoavel período vinhos sem potencial de guarda (seja por falta de controle ou conhecimento).

Um brinde,


Um brinde,

Denys Roman
CAVE ANTIGA
www.caveantiga.com.br
www.twitter.com/caveantiga

Léo disse...

Denys,

muito bem lembrado.

Abs