domingo, 2 de maio de 2010

Clos de L`Oratoire Chateauneuf du Pape 2006


Ontem tive a oportunidade de compartilhar com meu amigo Rodrigo Roda o maravilhoso Clos de L´Oratoire. Esse Chateauneuf du Pape foi um presente recebido por ele de um amigo francês. Foi muita gentileza dele ter me escolhido para compartilhar esse grande vinho.
Chateauneuf du Pape é uma apelação da região do Rhône. Há, além dos tintos, interessantes brancos sob mesma denominação de origem. Para a produção de tintos, os produtores têm a liberdade de usar qualquer combinação de 13 uvas, dentre elas: Syrah, Grenache, Cinsault, Mourvedre, Muscadrin, além de algumas uvas brancas como: Roussanne, Picpoul, Clairette e Grenache Blanc.
Poucos são os produtores que usam uma assemblage tão extensa. A grande maioria usa apenas Syrah, Grenache e Mourvedre em proporções variadas. O Clos de L´Oratoire é um dos poucos tradicionalistas que mantém uma assemblage mais variado, inclusive com as castas brancas Roussanne, Clairette e Grenache Blanc. Segundo o produtor, a Roussanne é a responsável pelas notas florais e de mel nos aromas.
Trata-se de um vinho de coloração rubi, de média intensidade e reflexos rubis. Aromas de frutas vermelhas, notas florais e de torrefação com boas intensidade e persistência. Na boca, os grandes atributos do vinho: carnoso mas elegante, equilibrado e com taninos bem redondos. Sem dúvida umas das melhores avaliações gustativas que já fiz. Um vinho para se tomar com atenção, saboreando cada gota.
Minha nota: 92/100 pontos

Nenhum comentário: